segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que significa comer bem?


As pessoas possuem conceitos com relação a alimentação saudável que nem sempre condizem com evidencias científicas. A nutrição traduz para a prática as observações verificadas nas pesquisas e o nutricionista é o profissional melhor capacitado para a divulgação e promoção de praticas alimentares saudáveis na sociedade. Desse modo, a nutrição preventiva mostra-se campo abrangente para o desenvolvimento da qualidade de vida e do bem-estar como um todo.
A Sociedade contemporânea prega a rapidez e a praticidade no estilo e hábitos de vida –  a sociedade hedonista busca o prazer imediato e sem “esforço”. É exatamente a praticidade e o imediatismo que a indústria de alimentos e as redes de “fast food” pregam como necessidade e dizem ofertar ao consumidor. Entretanto, as pessoas abraçam e “compram” esses conceitos/ideias sem estarem devidamente informadas acerca do que isso pode significar em termos nutricionais e dos riscos que certas escolhas trazem para a saúde.
O que a sociedade ocidental acredita ser inócuo para a saúde, precisa ser discutido e informado em projetos de políticas públicas de saúde e nos consultórios de nutrição. Apresento algumas ideias que fazem parte da construção disfuncional sobre alimentação:A alimentação saudável é cheia de regras difíceis de serem seguidas;
A alimentação saudável é muito cara;
Dietas não funcionam;
Dieta é sinônimo de sofrimento;
Não é possível manter dieta saudável e seguir vários eventos sociais;
Todas as gorduras são péssimas para a saúde;
A suplementação é mais eficiente que a dieta ou a mudança de comportamento;
Posso ficar magra e bela sem precisar recorrer à dieta e atividade física;
Basta “malhar” para ganhar músculos;
É impossível ensinar crianças a gostar de frutas e hortaliças;
Conheço todas as recomendações, não preciso de “ninguém” para me dizer o que devo ou não comer;
Incluir consultas e orientações nutricionais na rotina de saúde da família é prática muito cara.

Isto só para citar algumas das crenças mais comuns observadas na pratica clínica.
A desconstrução destas crenças passa por longo e precioso trabalho de conscientização e educação nutricional.
Dieta vem do grego e significa estilo de vida. Todos têm um estilo de vida, sendo nossa dieta adequada ou não. Claro, a escolha ruim e a dieta inadequada não surtem efeitos positivos. Outro ponto, a alimentação saudável não precisa ser monótona, podendo ser variada e muito saborosa, as técnicas dietéticas são usadas para isso.
Há a possibilidade de escolha de frutas e hortaliças de época, mais baratas e nutritivas; há cereais integrais com preços mais em conta que muitas guloseimas e até refrigerantes; as polpas de frutas e iogurtes estão com bom preço no mercado. Há salgadinhos mais caros que um maço de alfaces, as escolhas precisam ser reflexivas e conscientes. Estudos com nutrição infantil mostram a adesão de crianças, de diferentes faixas etárias, em dietas ricas em frutas e hortaliças –  a educação nutricional é importante e funciona com os pequenos.
A suplementação nutricional é ótima alternativa em casos específicos, mas não colabora para as mudanças de hábitos de forma efetiva. A Nutrição Estética está presente para mostrar que os nutrientes modulam a saúde da pele, cabelos e unhas. O ganho de massa muscular, principalmente em homens, está diretamente relacionado  ao consumo energético e a composição da dieta. Há tipos de gorduras capazes de auxiliar o processo de emagrecimento e até o ganho de massa muscular.

Além destes aspectos, é importante frisar que a medicalização e o tratamento das doenças ocasionam menos qualidade de vida, sendo mais custosos que a pratica da alimentação saudável – tanto em termos econômicos como sociais. O nutricionista é aliado na busca da saúde e da qualidade de vida, sendo capacitado para atuar em todas as fases da vida: da infância à velhice. E, não há preço para a saúde e a qualidade de vida – precisamos refletir e tomar para nós a responsabilidade por nossas escolhas alimentares -o nutricionista tem como missão nos auxiliar nesse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário