domingo, 6 de novembro de 2011

Minerais Essenciais

5 Potássio

Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.

Principais fontes: Vários alimentos frescos como: carne, leite, frutas como a banana  e as nozes,legumes, batata se alimentos de grãos integrais.

6 Selênio

É um mineral micronutriente com importância como antioxidante na eliminação de radicais livres, é importante no crescimento celular e também com papel no funcionamento da glândula tireóide. A ingestão de altas doses, 1 mg ou mais, pode causar intoxicação.

Fontes: Frutos do mar, grãos e sementes, de cereais, carne, peixe e ovos. Castanha do Pará é uma fonte particularmente rica de selênio.

7 Cobre

 Alimentos ricos em cobre contribuem para a manutenção da saúde – combatendo o stress, colesterol e pressão alta, dão energia e também contribuem com a beleza – pois neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.

fonte : fígado e frutos do mar(peixes). oleaginosas como nozes e amendoim feijão ou lentilha, farelo de gérmen de trigo. Nos chocolates, tomates, bananas, uvas, batatas, frutas secas e cogumelos encontramos menor concentração.

Fica um alerta: balancear a ingestão de ferro, zinco e cobre é importante. O excesso de cada um pode desestabilizar a habilidade do corpo em absorver ou processar os outros dois minerais.

Destaque especial para o Feijão!

Alimento rico em diversos minerais como:ferro,fósforo,potássio,zinco,cobre,enxofre,manganês e molibdênio

O feijão é rico em fibras, as quais são responsáveis pela sensação de saciedade, reduzindo o consumo alimentar durante a refeição. Além disso, do ponto de vista calórico, 1 concha de feijão cozido com caldo apresenta a mesma quantidade de calorias de cerca de 1/3 do pão francês! Isso mesmo, são apenas 55 Kcal!

As fibras contidas no feijão são responsáveis por regular o trânsito intestinal e reduzir a absorção de colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e na prevenção de diabetes, constipação intestinal e hiperlipidemias como colesterol e triglicérides elevados.

E as vantagens deste alimento não param por aí. O feijão é rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulação da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções.

Outras leguminosas, como ervilha e lentilha, também fornecem proteínas, portanto, podem substituir o feijão em algumas refeições ou mesmo complementar o prato. O ideal é consumir 1 (uma) concha todos os dias.

O feijão é um alimento fonte de ferro, porém, por ele ser de origem vegetal, acaba sendo pouco aproveitado pelo organismo. Então procure consumí-lo com alimentos fontes de vitamina C, como suco de frutas cítricas (laranja, limão, acerola, goiaba), pois esta vitamina ajuda o ferro ser absorvido no intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário