quarta-feira, 30 de março de 2011

Alimentação Saudável na Adolescência

adolescente obesidade

A adolescência, que vai dos 10 aos 19 anos de idade, é um período muito especial da vida e de extrema importância pois, muitos dos hábitos adquiridos nesta fase serão decisivos para a idade adulta. Adolescentes bem alimentados provavelmente serão adultos saudáveis. Trata- se de uma fase “conturbada”, já que nesta fase entram em jogo as preocupações excessivas com o peso e a estética. Cabe aos pais muita conversa e conhecimento dos hábitos e escolhas dos filhos.

A alimentação nesta fase tem como principais objetivos: Desenvolvimento máximo das características genéticas; Aumento da capacidade imunológica para reduzir a susceptibilidade a doenças infecciosas; Impedir o aparecimento de doenças metabólicas degenerativas; Beneficiar a competência mental, favorecer a atenção e assim melhorar aptidões escolares. Atualmente, encontramo-nos inseridos em uma sociedade em que ainda prevalecem o sedentarismo e a alimentação hipercalórica. Por isto, o cuidado deve ser redobrado. Todo adolescente necessita de uma alimentação sadia e equilibrada, tanto em quantidade, quanto em qualidade. Esta deve ser capaz de fornecer combustível para atividade muscular, promover o seu crescimento, dar satisfação e prazer.

A prática de atividade física torna-se uma aliada para melhorar a qualidade de vida. Participe sempre das aulas de educação física e procure  fazer esportes e atividades de sua preferência,como skate,patins,jogar volei ou futebol com os amigos.
 O padrão alimentar dos jovens está muito aquém do esperado. Eles tendem a omitir refeições, estabelecem associações distorcidas entre valores calóricos e nutritivos, além da frequência em fast-foods. Cerca de metade dos adolescentes não comem quantidades suficientes de frutas, legumes, ovos, etc comprometendo assim as suas necessidades diárias de Vit e minerais.
A deficiência em ferro é muito comun, e os adolescentes são um dos grupos de maior risco – cerca de 13% dos adolescentes têm reservas de ferro baixas. O rápido crescimento, em complemento com um estilo de vida acelerado e escolhas alimentares pouco saudáveis, podem resultar em deficiências de ferro ou anemias. Cerca de 25% dos adolescentes ingerem cálcio em quantidades inferiores às recomendadas, com implicações sérias no futuro, em particular na saúde óssea. Os ossos continuam a crescer a ganhar massa até aos 30 anos de idade – com o período da adolescência a ser o período mais importante em todo o processo. A vitamina D, cálcio e fósforo são vitais para que este desenvolvimento decorra dentro da normalidade. Alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos diariamente. As melhores fontes de cálcio são o leite e seus derivados,nos casos de sobrepeso e obesidade deve-se preferir os  desnatados ou versões light por terem menor quantidade de gorduras.


Dicas importantes para uma alimentação saudável durante a adolescência:

- Beba muita água, no mínimo 2 litros por dia;

- Não coma assistindo televisão;

- Coma sem pressa, mastigando bem os alimentos;

- Não fique muito tempo sem alimentar-se, coma de 3 em 3 horas;

- Evite frituras, carnes gordas;

- Evite o consumo de lanches calóricos como hambúrguer, batata frita, cachorro quente, etc;

- Opte pelos sanduíches naturais;

- Evite o consumo de doces (balas, chocolates, bolachas recheadas, bolos cobertos);

- Aumente a ingestão de frutas, verduras e legumes;

- Prefira os alimentos integrais (pães, bolachas, torradas, etc);

- Pratique atividade física;

- Cuidado com as bebidas alcoólicas, já que esta é uma fase de mudanças, busca por experiências novas e busca pelo prazer.

Numerosos estudos mostram que grande parte dos adolescentes estão insatisfeitos com o peso e possuem uma imagem distorcida do próprio corpo e imagem. O método mais popular para perder peso é reduzir as refeições de forma incorreta, retirando grupos de alimentos importantes, contudo, isto nem sempre é uma opção saudável, pois os seus níveis de cálcio, vitamina C, beta-caroteno, selênio, zinco e folatos caem a níveis insuficientes para o perfeito funcionamento do organismo. Uma alimentação equilibrada, saudável e regular, associada a exercícios físicos é a melhor forma para o emagrecimento saudável. No caso de dúvidas procure um nutricionista, ele saberá orientá-lo da melhor forma.

Referências Bibliográficas:
OLIVEIRA, Cecília L. de; FISBERG, Mauro. Obesidade na infância e adolescência: uma verdadeira epidemia. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v. 47, n. 2, Apr. 2003 .


GAMBARDELLA, Ana Maria Dianezi; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli; FRANCH, Claudia. Prática alimentar de adolescentes. Rev. Nutr., Campinas, v. 12, n. 1, Apr. 1999 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário